quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dica da Semana: Desenho em vetor ou pixels?

Bem vindos a mais uma dica sobre desenhos. Hoje vamos entender um pouco mais sobre
a diferença entre desenhos em vetor e pixels.

Vamos começar pelo VETOR: são desenhos criados em programas específicos que trabalham com vetores, como Corel Draw, Adobe Ilustrator ou Adobe Idea por exemplo. Os vetores são baseados em cálculos do computador, o que dá a ilustração o "poder" de uma resolução infinita, perfeito para trabalhos impressos de tamanhos gigantes e ainda sim, mesmo um desenho complexo, pode ser salvo como um arquivo leve, possível de mandar por e-mail sem perder resolução. Um ponto negativo do vetor é sua limitação quanto a efeitos do tipo sombras e texturas, o que deixa o trabalho mais "limpo".

Agora os PIXELS: são arquivos de imagem que tem como base um mapa de pixels (pequenos pontos que formam a imagem). Alguns programas que trabalham com pixels são o famoso Adobe Photoshop, Gimp e Sketchbook Pro. Os pixels são mais usados na criação de texturas, sombras e efeitos para deixar o desenho mais próximo do real. O problema é que em pixels os arquivos ficam pesados o que dificulta o envio online e o seu computador (dependendo da capacidade de memória) trabalha mais devagar.

Veja a figura, o mesmo arqueiro desenhado em pixels e em vetor (clique para ampliar):

Nessa imagem, para Pixel usei o programa Sketchbook Pro em IPad, e para o Vetor usei o programa Adobe Idea também em Ipad.

Então fica aí a dica! Pense em qual será a aplicação de seu desenho antes de começar, isso o ajudará a definir que tipo de arquivo ou programa será usado. Até a próxima!

J. Lima • afabricadedesenhos.jlima@gmail.com

Um comentário:

  1. Fala J. Lima, gosteis dos seus desenhos, e gostaria de uma parceria com vc, sou o dono do blog coriscando.blogspot.com, e preciso de uma arte tipo aqui você criou para o agregador (atoananet.com.br).

    Com isso coloco um banner do seu blog no meu e posso criar um post falando sobre seu trabalho.

    Meu blog recebe em média 300 mil visitas por mês.

    ResponderExcluir